1 ano de Aporé! \o/

Lembro como se fosse ontem do dia que decidi largar tudo e começar a minha empresa. A dor que eu sentia em permanecer numa vida que não fazia sentido pra mim era tão forte que a dor da mudança (que sempre existe!) ficou pequena.

"Chegou a hora, vou abrir a minha empresa!"

Tinha dinheiro suficiente para isso? Não. Tinha dinheiro para viver apenas 1 ano e, se desse tudo errado, teria que voltar a trabalhar e abandonar tudo. Fiquei com medo? Sim, claro! Mas, como disse antes, a dor de mudar era menor que a dor de permanecer igual.

Em abril de 2014 tive um insight muito importante: parei para relembrar a minha vida e percebi que havia sido inspiração e exemplo para muitas pessoas desde pequena. Não sabia exatamente o porquê nem como fazia isso, só percebi que acontecia. Fazia de uma forma tão natural que passava desapercebido na minha rotina, afinal de contas a maior parte do tempo estava tentando desenvolver competências e habilidades que eu não tinha para me dar bem no mercado de trabalho e ser reconhecida como uma boa profissional.

Naquele momento pensei: "Será que consigo ganhar dinheiro com isso que eu tenho de tão natural?!"

E foi aí que tudo começou!

Sou Economista de formação, consultora de inovação de experiência e empreendedora pela vida. Gosto de tudo que é novo e melhora a vida das pessoas, mas não era especialista em pessoas. Minha primeira pergunta foi:

"Como posso ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro com isso?"

Peguei um flipchart, post-its, canetas e comecei a desenhar o que seria essa empresa na parede do meu quarto. Não tinha claro o que queria fazer, só sabia que queria ajudar as pessoas a terem vidas com propósito, pois viver no automático, na minha opinião, não é viver.

A primeira ideia foi fazer workshops de desenvolvimento pessoal. Assim, ganharia uns trocados e começaria a fazer algo que fizesse sentido na minha vida. E como algo que parece mágica (mas não é, é o poder que temos sobre as decisões que tomamos), joguei essa ideia para o universo e ele respondeu: fizemos nosso primeiro workshop de empreendedorismo na Escola Estadual Alexandre Von Humboldt já no primeiro mês da Aporé e um mês depois realizamos o workshop "Empreenda sua Vida" (mais informações aqui).

Minha segunda ideia, mais de longo prazo, estava relacionada com uma mudança profunda no sistema de educação brasileiro. O mundo mudou muito nos últimos anos e a educação é a mesma desde a revolução industrial. Hoje, o desafio é aprender a aprender, não ensinar.

O que eu, com os meus conhecimentos e experiências, posso fazer para que a mudança na forma de pensar e viver aconteça desde cedo na vida das crianças e jovens?

Foi assim que surgiu a ideia de oferecer assessoria de inovação para espaços educacionais (mais informações aqui). Trabalhava com isso há 4 anos, amava o Design Thinking e o poder que a colaboração tem de causar uma mudança real e profunda em nossas vidas.

"Será que tem interesse nas escolas por assessoria de inovação?"

Não sabia nem se existia assessoria para escolas, afinal de contas nunca havia trabalhado com educação. E de repente, como um "passe de mágica", conseguimos as primeiras escolas para trabalhar e a minha rede de contatos na área se multiplicou rapidamente.

Fiquei chocada com a velocidade com a qual as coisas foram acontecendo, mas fiquei ainda mais surpresa com o poder que temos sobre nós mesmos quando aceitamos o que somos e assumimos isso para o mundo. As coisas simplesmentes acontecem!

A grande maioria dos nossos primeiros trabalhos foram gratuitos, até mesmo nas escolas, para mostrar o nosso valor e impacto para os nossos clientes. O valor foi percebido e, hoje, já conseguimos ganhar dinheiro com os workshops e assessorias que realizamos! \o/

A Aporé deu certo graças ao apoio de 20 pessoas maravilhosas, em momentos diferentes, ao longo deste primeiro ano da empresa:

  1. Alice Neves
  2. Ana Catarina Motta Ferreira
  3. Ana Luisa Ribeiro
  4. Cuca Righini
  5. Fernanda Deligenti
  6. Ilana Goldsmid
  7. Josef Kucirek (mais conhecido como Pepa!)
  8. Liane Cafarate
  9. Luciana Hadade
  10. Mariana Pereira
  11. Mariana Rodrigues de Camargo
  12. Melina Sanchez
  13. Pedro Costa
  14. Pedro Limeira
  15. Rafael Martiniano
  16. Roberta Sogayar
  17. Tatiana Coelho
  18. Tina Carvalho
  19. Tinno Zani
  20. Samille Souza

Alice, Cata, Aninha e Fê, sou muito grata à vida por ter conhecido vocês, por terem acreditado nessa ideia e se jogado no mar junto comigo como sócias! Um sonho só se torna realidade se é compartilhado e sem vocês nada disso teria acontecido <3

Agradeço de coração a todos os demais da lista por cada apoio que nos deram: trabalhar de graça, prestar serviços a preço de banana, dar um ombro amigo, conselhos e abrir portas para a Aporé por aí! Vocês são muito especiais e serei eternamente grata por tudo que fizeram e ainda fazem pela Aporé :)

O que vai acontecer nesse próximo ano? Não sei, mas independente do que acontecer sei que valerá a pena! Há muito o que ser feito, há muito o que aprender, há muito o que compartilhar... há muito para crescer e evoluir nesta jornada que é a vida!

Contem com a Aporé para que cada pessoa possa ter uma vida com mais propósito e vamos, juntos, transformar a educação em um processo mais autônomo, aberto e humanizando, contribuindo para o desenvolvimento de uma atitude mais empreendedora no Brasil.

Parabéns Aporé!!! \o/

Um forte abraço!

Marina Trindade - Idealizadora

Marina Trindade